Páginas

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Plenário recebe projeto que cria 8.361 cargos de agente de segurança penitenciário



Governo do Estado começa atender algumas das reivindicações dos agentes de segurança penitenciários, solicitadas pelos Diretores do SINDASP-MG em reunião que tiveram com o Governador Anastásia, no mês de setembro. Governo envia projeto de Lei a Assembléia Legislativa de Minas Gerais que cria 8361 cargos de agente de segurança penitenciário.

Os artigos 1º a 3º do PL 5.092/10 referem-se à carreira de Agente de Segurança Penitenciário, criando 8.361 cargos e alterando a estrutura da carreira, com eliminação dos limites de vaga por nível. Na exposição de motivos que acompanha o projeto, a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, argumenta que a proposta é necessária para dinamizar a realização de concursos públicos para a carreira.



As mudanças trazidas por esse PL são as seguintes:



* Cria 8.361 cargos para abertura de concurso público para agentes penitenciários nos próximos anos;
* Cria mais vagas para promoção e progressão na carreira dos agentes nos próximos anos;
* Reajusta a tabela salarial da carreira, diminuindo as letras para progressão, fazendo com que o servidor alcance o fim da carreira mais rapidamente.



Essa Lei é o primeiro passo para isonomia salarial dos agentes com os demais servidores do grupo de atividade da Defesa Social. A isonomia foi negociada com o governador Anastasia no mês de setembro, juntamente com os Diretores do Sindicato. Haverá nova reunião em janeiro de 2011.



Com o retorno das atividades legislativas a partir de fevereiro de 2011, convocamos desde já todos os Agentes Penitenciários de Minas Gerais para lotarmos a Assembléia Legislativa na aprovação deste Projeto.

Nenhum comentário: